quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um animal doméstico (seja cão, gato, hamster, coelho ou qualquer outro bicho) sem os estímulos adequados se encontra numa situação bem parecida com a pessoa no quarto hipotético mencionado. E, muitas vezes, por mais boa intenção que o dono tenha, essas necessidades não são supridas, levando o animal a desenvolver potenciais problemas comportamentais como agressividade, ansiedade, compulsão, destruição de objetos, etc.
O enriquecimento ambiental é uma forma de promover atividades ao animal para diminuir o tempo em que ele fica ocioso. É uma ferramenta poderosa que é utilizada em animais de cativeiro de todo tipo, não apenas nos domésticos, mas também nos de zoológico, de pesquisa e outros tipos de confinamento.
Brincadeiras e passeios são recursos importantíssimos para que esse bem-estar seja alcançado, mas não são as únicas ferramentas que existem.
Podemos observar os bichos que temos em casa e analisar seus comportamentos para oferecer as atividades mais adequadas para cada um. Há cães que gostam de manipular os objetos usando as patas, enquanto outros preferem mastigá-los. Cada indivíduo tem uma personalidade diferente e a partir desses detalhes conseguimos identificar e promover estímulos ambientais necessários para o bem estar.
Na verdade, qualquer estímulo novo e atraente para o animal, pode ser considerado enriquecimento: cheiros, brinquedos, interações sociais, alimentos diferentes ou apresentados de formas diferentes…
Em casa podemos modificar a forma que oferecemos o alimento ao cão, já que comer é uma atividade essencial para manter a saúde física de qualquer animal. Por isso, quebra-cabeças simples que precisam ser resolvidos para dar acesso a comida podem ser utilizados com bastante sucesso. Assim, possibilitamos que eles exercitem sua capacidade exploratória e se ocupem mais para conseguir o alimento. Quando oferecemos as refeições em potes, sem querer estamos reduzindo o tempo que eles gastam para se alimentar, tornando maior o tempo em que ficam ociosos.
Sabendo disso, agora é só usar a criatividade para elaborar os quebra-cabeças personalizados mais legais que seu pet pode querer, tornando a vida deles mais divertida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário